Já falta muito pouco para o dia do casamento de Romeu (Ricardo Pereira) e Mónica (Sofia Arruda). Mas nem tudo vão ser rosas, uma vez que o cantor vai abandonara a noiva no altar, ao lembrar-se dos seus sentimentos por Linda (Joana Santos). Perdido de amor, ele viaja de imediato para Barcelona para se declarar à ex-mulher. Mas a reação desta não é a que imaginava.
No seu camarim, a cantora está a fazer aquecimentos de voz, quando ouve o amado aos gritos no exterior. Levanta-se e ele entra de rompante, trancando a porta. “Vim a abrir desde Penafiel. Eu lembrei-me de tudo!”, solta, ainda ofegante. Ela pergunta-lhe ao que se refere e o artista começa a falar, de lágrimas nos olhos. “Do bom, do difícil, do incrível… de nós. Desculpa por te diminuir, por te reduzir a um lugar que nunca te pertenceu. E até quando eu te afastei tu tiveste forças para te agarrares à nossa história e acreditaste em mim. Mesmo sem saber, houve sempre qualquer coisa aqui dentro que não me deixava ir. A música que eu escrevi, ‘O Coração Não Esqueceu’, é sobre ti. Agora tenho a certeza”, atira. A irmã de Cátia (Mariana Pacheco) também cede às lágrimas. “Perdoa -me por não ter sabido esperar pela minha memória, por te ter afastado…”, prossegue Romeu, pousando a mão sob o rosto da amada e virando-a para si. “Eu sei que não tenho o direito de te pedir nada, mas… perdoa-me, por favor, fica comigo… Eu amo-te, sempre te amei…”.
Para sua surpresa, instala-se um silêncio entre os dois e ele insiste por uma resposta. “Estou a tentar perceber o que sinto”, riposta ela. “Deixa-me ajudar-te”, propõe o cantor, abraçando-a e roubando-lhe um beijo. Aos poucos, Linda afasta-o e fixa-o, de lágrimas nos olhos. “Esperei tanto por este dia, mas nunca o imaginei desta forma. Sabes que… enquanto eu te ajudava a recuperar a memória, cheguei a esquecer-me de mim. Fiquei cega”, solta. O amado volta a justificar-se: “Linda, tudo o que eu disse e fiz… foi porque não me lembrava, era um vazio enorme…”. “Doeu-me à mesma. Estava desfeita e, mesmo assim, achava que valia pena. Porque era uma luta em nome do amor. Mas quando lutar pelo nosso casamento já só me angustiava, lutar por mim foi o meu único remédio”, riposta a mãe de Sandra (Joana Aguiar). Romeu ainda promete compensar-te, mas a ex não está para aí virada. “Eu estou melhor sem ti”, dispara.
O músico é apanhado de surpresa e fica com a voz embargada, perguntando de imediato: “É por causa do gajo com que andas? Ele é assim tão importante?”. “Eu é que sou importante. O Telmo tem sido um bom companheiro, sim…”, reage a cantora, com o ex a retorquir: “Ao ponto de sacrificares a tua família?”. E é aí que Linda parte para o ataque: “Não te atrevas a pôr -me esse peso nas costas. Eu sei que estavas doente, mas não é justo culpares-me por não aguentar ser espezinhada, rejeitada, trocada por outra mulher…”. O irmão de Mel (Filipa Nascimento) assegura que não se lembrava da história deles, mas a ex-mulher está mesmo desiludida: “Mas podias ter lutado muito mais por nós! Tu também fizeste uma escolha! Toda a gente à tua volta te dizia o quanto nos amávamos e mal fizeste um esforço para continuares ao meu lado… Eu não quero fazer uma medição de ‘quem sofreu mais’. Mas eu já não estou disposta a mudar a minha vida por tua causa. Estou a tomar uma decisão a pensar em mim. Coisa que fiz muito poucas vezes ao longo da vida”, declara. Num ato de desespero, Romeu pede-lhe que não o deixe. Mas a filha de Lurdes (Rosa do Canto) não lhe dá hipóteses: “Agora sou eu que te peço: Segue com a tua vida. Eu vou seguir com a minha”. E sai, deixando o ex-marido desesperado, a chorar e certo de que perdeu o amor da sua vida para sempre.