Em “Sangue Oculto”, depois de quase matar Alberto, Teresa conta toda a verdade a Carolina. Tudo acontece na sequência do incidente com o médico, que é levado de urgência para o hospital depois de a mãe das gémeas o drogar. É a enfermeira quem o salva, mas, ao regressar a casa, quer saber toda a verdade.
Preocupada, a irmã de Beni alerta a progenitora: “Eles vão descobrir. As análises detetam a presença de droga no sangue. De certeza que lhe vão fazer análises, a maioria das substâncias fica no sangue24 horas…”. “Tu tens de me ajudar. O Alberto não pode nem suspeitar do que eu fiz. Rouba o sangue, o resultado das análises… sei lá”, suplica. A enfermeira nega, recusando-se a pôr em risco a sua carreira. “É pela Anna! Tu tens de me ajudar”, insiste Teresa, ainda mais desesperada. Sem alternativa, Carolina acaba por cometer aquela ilegalidade.
O confronto
No dia seguinte, Carolina confronta a mãe e pede-lhe que ela lhe conte tudo o que se passou. E Teresa decide desmascarar todo o plano que fez com a brasileira. “Eu tenho um acordo com a Vanda. Ou melhor, era um acordo. Passou a chantagem. Pedi-lhe que ajudasse a Anna a ficar à frente na lista de transplantes”, começa por dizer, deixando a filha chocada. “Mãe, isso é crime!”, critica-a. “Eu sei. Mas a minha neta está doente, o que é que querias que eu fizesse? Em troca de ajudar a Anna, eu prometi à Vanda que ficava calada sobre o passado. Eu nunca abandonei a Benedita. A Vanda sabia que vocês eram filhas do Olavo e enganou-me, disse que ela tinha morrido, para ficar com ela. Tentou roubar-te de mim também, foi por isso que fugi para Inglaterra”.
A enfermeira fica em choque com o que acaba de ouvir e solta: “Tu tens de contar isso à minha irmã, ao meu pai, à polícia… eles têm de saber a verdade”. E é aí que Noémia intervém. “Se ela fizer isso, a Anna vai para o fundo da lista”. “A Vanda não tem assim tanta influência”, insiste a neta. “Tem e já o provou. De todas as vezes que tentei enfrentá-la, ela fez mal a ti ou à Anna. O medicamento experimental, a crise diabética da Remédios… ela usou tudo isso para me ameaçar”, prossegue Teresa.
Unidas contra Vanda
É neste momento que Carolina se emociona e percebe que foi injusta com a progenitora. “Faço o que tenho de fazer pela Anna, mas não desisto de me livrar da Vanda. Só não posso fazer isso às claras. Estou a tentar virar o Alberto contra a Vanda desde que vim de Londres. Sei que fiz coisas reprováveis, mas só quis ajudar a Anna”, confessa. “Se se souber que adulteraram a lista de transplantes, podes ir presa”, adverte a enfermeira, mas a mãe insiste que assumirá os seus erros. Por fim, a amada de Tiago toma finalmente uma atitude. “Não posso deixar que continues com isto. Não vais mais enfrentar a Vanda sozinha. A partir de agora, vamos fazer isso juntas”, anuncia. E assim se inicia uma nova fase na trama.
Veja as imagens na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Sangue Oculto” aqui