Em “Quero é Viver” as emoções estão ao rubro e Rita foge de Frederico depois de ser violada. Tudo acontece num momento em que a vida da adolescente passará por uma profunda mudança.
No Veneno, Rita cumprimenta Matias e Tomás ao vê-los dirigirem-se ao bar. Ela aproveita para perguntar ao filho de Natália o nome da terapeuta de Frederico e este diz-lhe que se chama Filipa. Ela sorri, satisfeita, e procura na Internet a morada do seu consultório.

No dia seguinte, ao acordar, que ir até lá, mas fica tensa ao deparar-se com Frederico à sua espera para tomarem o pequeno almoço. A filha de Gabriel diz estar sem fome, mas ele contaria-a, explicando que nesse caso podem ir já para o quarto, puxando-a. “Ia sair, agora não, ok?”, refere a filha de Gabriel. Mas o namorado nega com a cabeça e afirma: “Lá está a palavrinha mágica. Voltei de uma viagem longa, quero estar com a minha mulher”. Mas ela não quer e ele acaricia-lhe o rosto. “Tenho de insistir mais, é isso? Para mostrar a falta que me tens feito?”, insiste, apertando-lhe o pescoço com força e puxando-a para si.
A fuga de Rita
Em pânico, ela grita: “O que é que se passa? Por que é que estás a dizer essas coisas?”. “Porque continuas a agir como se não quisesses. E queres. Muito. É disto que gostas”, dispara Frederico, levando a mão da namorada à sua zona de genital. Ela logo a tira, determinada. “Não é? Não é disto que gostas? Deixa-me lembrar-te”, continua ele, puxando-a para si e forçando-a a ter relações sexuais. “Acho que estás confusa. Mas isso acaba aqui”, diz, violando-a em seguida. Agressivo, obriga-a a ter relações sexuais. Até que, por fim, Rita consegue dar-lhe um pontapé e soltar-se.

Em pânico, foge de casa e pede, aflita, boleia a quem passar. Um carro abre-lhe a porta e leva-a dali. Frederico fica frustrado ao vê-la a afastar-se no carro.
Veja as imagens do momento em que Rita foge de Frederico depois de ser violada na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Quero é Viver” aqui