O derradeiro episódio da novela da SIC está recheado de momentos surpreendentes. Tal como já lhe contámos, Renata cai ao rio para fugir à polícia, mas esta não é efetivamente a sua última cena. Assim, no final de “Por Ti”: Renata morre nos braços de Eugénio.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2023/03/230307_4_Por-Ti-Rita-Blanco-11.jpg)
Inconsciente, a malvada desce para as profundezas do rio, até que volta à margem. E ouve a mãe a falar com ela. “Deixa-te ir, meu amor… Não tenhas medo, a mãe está aqui. Fecha os olhos e vem comigo… Acabou… Vem comigo, meu amor. Fecha os olhos… Agora estás bem, em paz…”. Mas, Renata não morreu. Eugénio teve uma premonição de tudo o que se iria passar e conseguiu resgatá-la, levando-a em seguida para o convento onde a mãe cresceu.
Dias depois, ele vai até lá vê-la. Ao chegar, fala com Madre Rosália e pergunta-lhe como é que a amiga está. “Continua em coma”, responde a senhora. “Já passaram dez dias…”, desabafa o filósofo, enquanto é levado até à sala onde está Renata.
“Precisas de descansar”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2023/03/230309_2_Por-Ti-Rita-Blanco-Jose-Raposo-2.jpg)
A sós com a bandida, Eugénio faz-lhe um derradeiro pedido: “Joana… aproveita a nova oportunidade que a vida te está a dar. Deixa para trás toda essa mágoa, só assim é que vais conseguir renascer”, solta.
Mas ela está em coma e já nem o ouve. Em seguida, acaba por perder os sinais vitais. Eugénio dá-lhe um beijo na testa. “Descansa, Joana… Precisas de descansar”, solta. Em lágrimas, o filósofo tira o chapéu e coloca-o aos pés da bandida, num gesto solene. Antes de sair, esboça um sorriso sereno. E assim termina a trama da SIC.
Veja as imagens do final de “Por Ti” em que Renata morre nos braços de Eugénio na nossa galeria
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!