Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, Cristina Ferreira e Cláudio Ramos tiveram um momento de tensão em direto ao discordarem sobre um tema. Os apresentadores participavam das “conversas de café”, a rubrica de comentário social do “Dois às 10”, quando entraram em desacordo sobre a publicação de fotografias e vídeos de paparazzi.
Em primeiro lugar, os apresentadores comentavam uma recente conversa entre José Condessa e Margarida Corceiro que foi apanhada por um paparazzi numa praia no Algarve. Se, por um lado, o programa da TVI exibiu as imagens do encontro entre os dois atores, por outro lado Cristina Ferreira mostrou a sua indignação pela publicação de tais fotografias e vídeos pela revista que apanhou a cena.
“Não posso com isto”, disse a apresentadora, em primeiro lugar. “O estatuto de figura pública não te deve dar o direito de tu poderes mostrar tudo, fotografar o que quer que seja, dessa pessoa, na sua vida privada. A não ser que essa pessoa o queira”, afirmou ainda. “Acho muito feio”, disse, já bastante indignada.
Logo depois foi a vez de Cláudio Ramos discordar. O apresentador, que anteriormente já trabalhou como comentador social e jornalista de revistas cor-de-rosa, considera que “pessoas públicas são de interesse público”. “Acho que todos temos que nos respeitar uns aos outros”, justifica ainda. “Se o Condessa não gosta dessa capa, não vai dar entrevista à revista”.
“A imprensa, quando apenas publicar aquilo que as figuras públicas querem, é panfleto”, disse ainda Cláudio Ramos. Entretanto, a explicação de Cláudio Ramos não foi suficiente para mudar a opinião de Cristina Ferreira. “A imprensa cor-de-rosa, para mim devia de haver este acordo entre as figuras e a imprensa para se divulgar o que se quer”.
“Não te podes comparar à maioria das pessoas”
Então os apresentadores acabaram por viver um momento de tensão em direto. “Tem implicações na vida de pessoas que não querem isto para elas”, disse a apresentadora. “Tu és um caso de exceção. Não te podes comparar à maioria das pessoas, porque tu geras interesse público. É um risco e tu sabes disso”, disse então Cláudio Ramos. Foi quando Cristina mostrou-se indignada por não poder, por exemplo, passar férias dentro de Portugal sem correr o risco de ser fotografada. “É por isso que cada vez mais eu não fico cá. Com muita tristeza, gosto muito do meu país”, justificou.
Recorde-se que, apesar dos comentários no “Dois às 10”, Cristina Ferreira costuma partilhar pormenores das férias nas redes sociais. Aliás, no último período de descanso, fez questão de mostrar-se a conhecer a Grécia e a encerrar as férias num resort no Algarve.