
A trama da SIC vai sofrer uma grande reviravolta com a chegada da segunda temporada. E o momento em que Verónica (Joana Ribeiro) dá à luz vai estar envolvido em grandes revelações. Tudo porque Olga (Soraia Chaves) vai provocar o parto e… roubar o verdadeiro bebé. Isto é, após o parto, a vilã é informada de que o seu menino não resistiu e perdeu a vida. Mas, na realidade, o pequeno Luís foi trocado pelo bebé de Bianca (Joana Santos), a filha de Isaura (Rita Ribeiro), que também chega à história e dá à luz no mesmo momento. Tudo isto faz parte de um plano de vingança da psiquiatra. E a profissional de saúde vai fazer de tudo para manter os seus atos no maior dos secretismos. Deste modo, acaba por esconder Bianca na sua clínica em Castelo Branco. Segunda temporada de “A Promessa”: Olga guarda o filho de Miguel e Verónica.
No gabinete, a recém-mamã desabafa com a amiga que não consegue controlar o filho. “Ele sabe que eu não sou mãe dele, é por isso que não pára de chorar”, solta, desesperada. “Isso não faz sentido nenhum. Quantos bebés passam os primeiros meses a chorar porque têm cólicas, porque não acertam nos sonos…”, responde Olga, ao que a aliada reage: “Ele chora porque não gosta de mim. Não dá, eu não posso ficar com ele”.
Só que a psiquiatra acaba por partir para as ameaças: “Um bebé não é uma peça de roupa! Se o devolveres, nunca mais o vês. Pensa bem se o queres abandonar”. Bianca tenta acalmar-se: “Eu quero ficar com ele, mas não estou a conseguir, pego-o ao colo, canto, embalo-o, dou leite e ele não sossega. Eu não nasci para ser mãe, foi por isso que o meu filho morreu…” E a médica continua: “Todas as mães passam por uma montanha-russa de emoções, todas. Se queres desistir à primeira contrariedade, talvez não mereças mesmo este bebé. Mas deixa, vou arranjar alguém que cuide e lhe dê todo o amor que ele merece. Lembra-te de que nunca mais o vais ver”, solta, começando a empurrar o carrinho.
É nesse instante que a irmã de Gabriel (Rui Unas) lhe diz que fica a cuidar do menino. “Se prometeres que não voltas a desistir dele, eu ajudo-te. Acho que tu e o Diogo deviam viver aqui em Castelo Branco, pelo menos nas primeiras semanas de vida dele. Estás longe dos teus amigos da vida passada, vai ser mais fácil manteres-te afastada de tentações. E eu posso ajudar-te com o bebé”, atira. Ela assente.
Segunda temporada de “A Promessa”: Olga guarda o filho de Miguel e Verónica
Dias depois, Olga entrega à aliada os papéis para que esta vá registar o filho. “Tens aí a certidão e o comprovativo de nascimento. Já podes ir registar o teu filho, o Diogo Trindade”, anuncia. Bianca lembra-a, então, que tem ainda de voltar à pensão para ir buscar roupas que tinha para o menino. “Eu tenho de ir a Lisboa para dar uma consulta ao Miguel, podes vir comigo, passamos lá a noite e amanhã trazemos tudo para te instalares aqui em Castelo Branco”, sugere a psiquiatra. A filha de Isaura aceita e aproveita para lhe perguntar algo que há muito a inquieta. “Nós somos amigas há muitos anos. Mudaste de nome, mas nunca me contaste porquê. E como é que conseguiste que acreditassem que és mesmo psiquiatra, Cátia?”, atira, revelando o verdadeiro nome daquela mulher.
Irritada, Olga dá-lhe um estalo e alerta-a: “Eu disse para nunca mais me chamares esse nome!” Mas logo percebe o que fez e pede-lhe desculpa, acabando por se justificar: “Tu és minha amiga. Eu quero partilhar a minha história contigo, até porque não és só tu que precisas de mim, eu também preciso de ti”, atira. Em seguida, revela-lhe tudo o que fez: “Vivia em Paris, geria vários alojamentos locais, e a verdadeira Olga Sousa, psiquiatra, foi minha hóspede. Quando a encontrei morta no apartamento, foi um choque grande, mas ao mesmo tempo vi ali uma oportunidade. Não ia ser muito difícil roubar-lhe a identidade. Convivemos, ela estava numa pausa sabática, a viver da indemnização choruda que tinha recebido e que ia investir na sua própria clínica, em Portugal. Ela era apaixonada pelo que fazia e adorava conversar. Eu sempre adorei observar e traçar perfis. Até fisicamente éramos parecidas. Bastou-me mudar o cabelo. Ela morreu de ataque cardíaco, eu não tive nada a ver com isso. Li tudo sobre psiquiatria, todas as publicações dela em revistas da especialidade, metodologias e resultados que ela tinha defendido”, anuncia, deixando a amiga em choque. “Isso que tu fizeste… foi um misto de atriz com detetive”, comenta. E a psiquiatra encara-a: “Percebes porque é que nunca mais podes voltar a chamar-me aquele nome? A Cátia foi enterrada com a verdadeira Olga”, refere.