Após a chef ser atacada quando ia buscar um kit de primeiros-socorros, agora, em “A Protegida“, JD instala câmaras de vigilância na casa de Mariana
Primeiramente, a cozinha está um caos, mas em cima do balcão estão alguns pratos muito elaborados e bem empratados que Mariana preparou durante a noite. Ela acabou por adormecer por ali e acorda agora. Sorri ao ver a comida, mas depois percebe que adormeceu e sai para o salão.
A chef encontra JD a dormir no salão e não acredita que ele ficou ali. Irene desconfia que ele não seja só amigo de Mariana e ela revela que é o seu guarda-costas, pois tem sofrido alguns ataques desde que voltou para Vale do Rio. Irene fica preocupada e incentiva-a a ficar no Douro, mas Mariana não pode deixar a família já, nem quer dar a entender que tem medo.

Em “A Protegida”: JD instala câmaras de vigilância na casa de Mariana
Algum tempo depois, Mariana e JD chegam a casa vindos do Douro. Ela diz que quer ir já para a fábrica, mas JD diz-lhe que têm de esperar um pouco, pois vão entregar umas coisas ali a casa e ele precisa de estar presente.Mariana fica curiosa.
Pouco depois, JD dá indicações aos funcionários de onde devem instalar as câmaras de vigilância. Benedita pergunta onde vão instalar as câmaras e pede para instalarem uma no quarto de Laura sem ela saber. José Diogo é surpreendido por aquele pedido, mas assente. Benedita, meio culpada, observa o funcionário a instalar a câmara no quarto de Laura.
O funcionário instala uma câmara na sala, enquanto JD explica a Benedita como funciona a aplicação que lhe permite ver as imagens da câmara de vigilância do quarto de Laura. Benedita sente-se culpada pelo que está a fazer, mas por outro lado só quer o bem-estar da filha. O guarda-costas acha que o fim justifica os meios. Mariana não gosta de tanta câmara, mas aceita.
Por fim, Mariana vê um rolo de arame farpado e não quer acreditar que José Diogo vai transformar a sua casa numa prisão. Ele diz que neste momento é necessário e que Mariana nem vai dar por ele. Ela vai-se embora irritada com toda aquela situação.