
Com Heitor nas mãos do vilão por causa do laboratório de droga, Vicente fez uma proposta lasciva à empregada em troca da sua segurança e da família. Agora, em “A Herança”, Inês aceita tornar-se amante de Vicente.
Após Inês conseguir escapar ilesa do ataque de Heitor, Luís chora, mas tenta disfarçar quando a mãe aparece. Pergunta-lhe se estão de partida, ao que Inês responde que não e promete que vai resolver tudo.
Mais tarde, Inês desfaz o abraço a Beatriz que ainda está muito debilitada e cheia de dores. Sente-se revoltada pelo que Heitor lhe fez. Gonçalo ainda não entende como é que o criminoso encontrou Inês, mas ela esquiva-se ao assunto não querendo contar-lhe sobre a proposta de Vicente.
Pouco depois, Inês passeia pela vila e acaba por se cruzar com Heitor que a olha com ódio, mas passa por ela sem fazer nada. A empregada fica aliviada.

Em “A Herança”: Inês aceita tornar-se amante de Vicente
Algum tempo depois, Pedro está preocupado por Inês não estar em casa, mas recebe uma mensagem dela a dizer que foi dar uma volta. Gertrudes critica a nora por agir irresponsavelmente e Pedro também estranha a ausência da mulher.
Ao mesmo tempo, Inês visita Vicente na empresa. Ele fica surpreso e faz menção de a cumprimentar com um beijo, mas ela afasta-se. O vilão fica apreensivo. A empregada, emocionada e tensa, diz-lhe que aceita a sua proposta.
Vicente mostra-se meigo para com Inês, que declara que ama Pedro. O filho de Amélia promete-lhe que com tempo vai mudar de opinião quanto a ele e que ninguém precisará de saber, será o segredo de ambos. Inês sente-se nauseada com a intimidade. É nesse momento que Sofia entra no gabinete e a empregada aproveita para se esquivar. A herdeira estranha a presença de Inês e o facto de ela estar a chorar, mas Vicente mente, dizendo que o irmão dela está com problemas e os tem ajudado.