
O guarda-costas decide cometer uma loucura e, em “A Protegida”, JD tenta escapar da prisão.
Primeiramente, o guarda-prisional abre a cela de JD e diz que está na hora de acordar. JD troca um olhar com o recluso 4 como que dizendo que está pronto para o plano.
Pouco depois, JD vê os reclusos que costumam bater-lhe e dá início ao plano. Provoca-os, mas desta vez defende-se e bate-lhes também. Gera-se logo uma grande confusão à volta deles.
Os reclusos fizeram uma espécie de corda com os lençóis. Retiram umas grades da janela que foram serradas e saem por lá. JD está imobilizado, mas um dos reclusos consegue soltar-se e os guardas prisionais focam-se nele. JD aproveita a confusão para entrar no estabelecimento prisional. JD corre em direção ao local combinado para fugir, mas começa a soar um alarme e ele abranda o passo. Vemos depois o recluso que planeou a fuga, mais outros dois a serem levados pelos guardas prisionais. Foram apanhados. JD fica frustrado.
Em “A Protegida”: JD tenta escapar da prisão
Nesse momento, JD procura um sítio por onde possa fugir. Vê uma porta de arrumos semiaberta e decide arriscar. JD vai ter ao estacionamento e tenta entrar num carro. Óscar tinha acabado de chegar e pergunta-lhe se vai fugir. O advogado não o vai impedir, mas recomenda-lhe que entre e prove a sua inocência, porque fugir não vai resolver a sua situação. JD fica indeciso.
Mais tarde, Óscar conta a Teresa que JD ia fugir da prisão, mas acabou por não o fazer. O irmão da mulher diz que lhe contou as novidades sobre Mariana e o guarda-costas voltou a fechar-se. Teresa sabe que não vai ser fácil, mas promete fazer tudo para ajudar JD, pois foi para isso que voltou. Óscar também está determinado em acertar contas com o passado.
Já JD caminha pela prisão como se estivesse em transe. Na sua cabeça ouvem-se as palavras de Óscar a contar-lhe que não tem boas notícias sobre Mariana.
Por fim, o guarda-costas entra na sua cela e descarrega finalmente toda a dor que sente. Grita e dá murros na parede, ficando com as mãos em sangue. JD chora desesperado.