Alcabideche continua a arder. O incêndio de grandes dimensões na zona de Alcabideche (Cascais) levou ao encerramento da Autoestrada A5 cortada nos dois sentidos. Uma aldeia foi evacuada. Veja o vídeo
O vídeo foi captado por telemóvel por um elemento da equipa do Holofote quando, a caminho de casa, se deparou com este cenário devastador. Mas as chamas não estão visíveis, vendo-se apenas uma enorme cortina de fogo.
Ainda não eram 18h00 e já se via todo aquele fumo. Foi ainda avistado um helicóptero, mas muitos outros meios foram acionados. Ao que se sabe, o incêndio propagou-se rapidamente devido ao forte vento que se fazia sentir.
Para já, a informação que temos é que se trata de um incêndio de grandes dimensões e que está a ser combatido por 500 operacionais da zona do Zambujeiro.
Aliás, a localidade de Zambujeiro terá já sido evacuada por militares da GNR.
Alcabideche a arder
O fogo está a lavrar em duas frentes e está a ser empurrado pelo vento que se faz sentir de 40 kms/hora. Muito perto do Hospital de Cascais. Mas, para já, a Proteção Civil garantiu que a unidade hospitalar está funcionar normalmente e, por enquanto não está em vias de evacuação.
Sabe-se ainda que no local se encontram mais de 100 viaturas. Tendo sido acionados mais de 13 meios aéreos.
Há, contudo, conhecimento de que pelo menos um bombeiro ficou ferido na sequência do fogo que está muito perto de zonas urbanas.
De lembrar que a Autoestrada A5 está cortada. O trânsito foi, entretanto, desviado para a A16.
Ainda não se conhece a origem do incêndio, mas pelo que se percebe, há casas e eventualmente quintas em risco, como aliás a ficção também recorda, colocando vidas em risco. Inclusive de animais.