Não é de hoje que Cristiano Ronaldo, de 36 anos, é uma máquina de fazer dinheiro, seja ao serviço dos clubes que representa, e aos quais dá muito a ganhar, ou fora das quatro linhas. O capitão da Seleção Nacional ocupa o terceiro lugar da lista dos desportistas mais bem pagos do mundo da revista “Forbes” – o segundo é o “rival” argentino Lionel Messi e o primeiro o lutador irlandês Conor McGregor – com o valor de quase 102 milhões de euros. Mas já lá vamos…

A verdade é que Cristiano tem vivido o sonho, saindo novo da Madeira, onde nasceu no seio de uma família muito humilde, e conquistando o mundo, primeiro com o seu talento para o futebol e depois com tudo o resto que, a pulso e com determinação, conseguiu alcançar. Ao lado de Georgina Rodríguez, nascida há 27 anos em Buenos Aires, Argentina, o craque encontrou aquilo que lhe andava a faltar, depois de várias polémicas, muita exposição mediática, por vezes negativa, e algumas relações falhadas: amor, companheirismo e estabilidade. Gio, como é carinhosamente tratada, abraçou os filhos que o futebolista já tinha, Cristiano Ronaldo Jr., agora com 11 anos, e os gémeos Eva e Mateo, de 4, como se tivessem nascido do seu ventre e, apesar de muitas teorias e rumores, nomeadamente sobre a sua relação com Dolores Aveiro, integrou-se bem no clã, sendo aceite e acarinhada por todos. Mais ainda quando deu mais uma netinha à matriarca da família. A chegada, há três anos, de Alana Martina, a primeira filha em comum de Cristiano e Georgina, reforçou ainda mais os laços familiares, sendo que é certo que a família aumentará, já que ambos desejam ter mais descendentes. Cristiano é um superatleta, tem uma família que adora e uma mulher que está ao seu lado em todos os momentos, aplaudindo, orgulhosa, os seus muitos feitos, desportivos ou outros, e apoiando-o em alturas mais complicadas, nomeadamente em relação ao escândalo que envolve o avançado e a norte-americana Kathryn Mayorga, que o acusa de violação. Constantemente debaixo dos holofotes em todo o planeta, o casal não se deixa abalar com algumas situações menos positivas e mostra-se feliz e unido.     

Cofres recheados e casas de luxo

Cristiano Ronaldo tornou-se, em fevereiro, a primeira pessoa no mundo a alcançar 500 milhões de seguidores no somatório das três principais redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter, o que lhe rende muito dinheiro. Tem um contrato vitalício com a Nike, além de vários contratos publicitários com outras marcas, e está envolvido numa série de outros negócios. Na Juventus, onde tem mais um ano de contrato, aufere anualmente 31 milhões de euros, o que dá 2,6 milhões de euros por mês. E muito mais haveria também para falar sobre os recordes que o craque bate regularmente e que já o colocaram na história do desporto e como um dos melhores do mundo de sempre.    

No que ao património imobiliário diz respeito, o craque madeirense tem seis casas: três em Lisboa, duas em Espanha e uma nos EUA, estando ainda a construir uma mansão na zona de Cascais. Possui uma penthouse na Rua Castilho, em Lisboa, que é nada mais nada menos do que uma cobertura com vista panorâmica, que custou 7,6 milhões de euros – o apartamento mais caro até hoje vendido em Portugal –, com vista 360 graus, piscina interior, sauna, jacúzi, spa, sala de cinema, segurança 24 horas e um sistema de domótica (sistema de inteligência para gerir casas) de última geração. O imóvel possui uma área interna total de 288 m² e 260 m² de terraço, onde está localizada a piscina exterior protegida com a construção de uma marquise que tem dado muito que falar. Ainda na capital, Cristiano é também o proprietário de um apartamento na Avenida da Liberdade, uma das zonas mais nobres da cidade, adquirido pelo craque da Juve em 2015 por 2 milhões de euros. Quando estava no Sporting, o futebolista comprou um apartamento no Parque das Nações que mantém até hoje. Em Espanha, CR7 já investiu em dois imóveis. Um deles é a mansão na exclusiva urbanização de La Finca, comprada por 4,9 milhões de euros. A propriedade, com 4500 m², tem 36 divisões, jacúzi, ginásio, um extenso jardim com piscina e uma garagem de grandes dimensões. Quando vendeu a casa do Parque Natural do Gerês a Pepe (que tinha sido um investimento de 4 milhões de euros), a estrela tornou-se proprietária de uma moradia de sonho em Marbella, na costa sul de Espanha, tendo desembolsado 1,4 milhões de euros. Na Madeira, Cristiano adquiriu há quatro anos um prédio de sete andares no Funchal, com vista para o mar. Estava degradado e investiu 7 milhões de euros na sua recuperação. Para si reservou os dois últimos pisos, onde está situada a luxuosa piscina, enquanto a família ocupa os restantes apartamentos. Foi nesta casa que o futebolista e a família passaram o confinamento, em 2020.

Ronaldo vai ainda juntar-se à lista de celebridades que terá uma casa na exclusiva Quinta da Marinha, em Cascais. O futebolista adquiriu um lote de terreno naquele que é um dos mais caros condomínios do País. As obras já arrancaram e, em 2024, vai estar concluída, no terreno com uma área de 9000 m², uma mansão ainda maior do que as que já existem na zona. A moradia terá o dobro da área de construção média dos lotes vizinhos. Em 2002, Cristiano esteve em Santo Estêvão, Benavente, onde comprou um terreno numa urbanização de luxo. Mas o espaço não permitia fazer a casa projetada pelo arquiteto Souto Moura, com 2100 m², porque estava cheio de sobreiros. Desde essa altura, o avançado desistiu da construção e nunca mais foi visto no local. Irritado pela limitação do espaço devido aos sobreiros que não podiam ser abatidos, nem o facto de a agência imobiliária lhe ter oferecido um lote maior e livre de árvores protegidas o cativou.

Investimentos milionários!

Vestuário e calçado

A comercialização de produtos com a marca CR7 arrancou em 2013, quando o craque se aventurou com uma coleção de roupa interior e meias em nome próprio, a CR7 Underwear. Seguiram-se os perfumes e a roupa, sempre com a sua assinatura. A marca expandiu-se para o calçado com a CR7 Footwear, porque o futebolista também é apreciador de bons sapatos.

Área da saúde

Cristiano é acionista da Insparya (ex-Saúde Viável), uma clínica especializada no diagnóstico, tratamento e investigação em saúde e transplante capilar. O futebolista passou a deter 17% do capital da Insparya Nacional e está previsto um investimento de 28 milhões ao longo de cinco anos. Em março de 2019, abriu em Madrid a primeiro espaço Insparya, que em 2020 gerou cerca de 40% da faturação de 25 milhões de euros do grupo português Saúde Viável.

Publicações (muito!) rentáveis

O português tem 314 milhões de seguidores no Instagram e recebe uma média de 758 mil euros por cada publicação. Cristiano é uma das personalidades mais bem pagas nesta rede social e, segundo uma pesquisa feita pelo site “Aphrodite”, o capitão da equipa das Quinas ganha, por semana, mais de sete milhões de euros (cerca de 370 milhões de euros por ano) em contratos com marcas que publicita. Além disso, alcança milhões de seguidores, comentários e “likes” com a partilha de fotografias com a família ou dentro das quatro linhas, onde continua a brilhar. Também Georgina aumenta os rendimentos provenientes das publicações, que lhe rendem milhares de euros, no Instagram, onde já conta com 26 milhões de seguidores. De acordo com o site “Influencer Marketing Web”, cada publicação que Georgina faz vale atualmente entre 30 mil e 50 mil euros, seis vezes mais do que a jovem ganhava em 2018, quando foi mãe de Alana Martina.

Viajar em grande estilo

De acordo com o jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, o internacional português tem uma coleção de carros de luxo que se estima que valha mais de 30 milhões de euros, entre os quais estará um Lamborghini Aventador, um Ferrari 559 GTO e um Bugatti Veyron. Desde 2015 que Cristiano Ronaldo usa um avião privado para se deslocar entre países. Optou por um Gulfstream G200, avaliado em 19 milhões de euros. Investiu também num outro tipo de “bomba”: um iate de luxo, da marca italiana Azimut, cujo preço base é 5,6 milhões de euros e tem 27 metros de comprimento. 

Museu

No universo empresarial de Cristiano está também o Museu CR7, no Funchal, Madeira, desde 2013. Dirigido pelo irmão Hugo Aveiro, o espaço mudou-se em 2016 para uma das zonas mais frequentadasda cidade.

Hotéis

Criada em 2015, a Pestana CR7 Lifestyle Hotels é uma marca hoteleira que resulta de uma parceria entre o Pestana Hotel Group, o maior grupo hoteleiro português, e Cristiano Ronaldo. Já foram inauguradas cinco unidades Pestana/CR7: Funchal, Porto Santo e Lisboa, em Portugal, Madrid, em Espanha, e Nova Iorque, nos EUA – as duas últimas este ano. Está ainda prevista a abertura de outros hotéis que resultam desta parceria em Marraquexe, Paris e Manchester.

Restauração

Ronaldo entra na área da restauração em 2017, investindo no grupo Tatel, do qual fazem parte o tenista Rafael Nadal, o basquetebolista Pau Gasol e o músico Enrique Iglesias. O grupo tem restaurantes em Madrid, Ibiza e Miami.

Mundo digital

Em julho de 2017, o futebolista aventurou-se também na área do digital, adquirindo uma participação na Thing Pink, que daria origem à 7egend – uma agência digital especializada em desporto, que tem como clientes, entre outros, o FC Porto, a Altice e a McDonald’s.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

10 exercícios que definem a cintura para quem tem pouco tempo

10 exercícios que definem a cintura para quem tem pouco tempo

Parece que nem tudo foram sorrisos no reencontro das Spice Girls

Parece que nem tudo foram sorrisos no reencontro das Spice Girls

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

O gestor da nossa saúde

O gestor da nossa saúde

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Trust GXT 794 em análise: Gaming sem gastar muito

Trust GXT 794 em análise: Gaming sem gastar muito

Caras conhecidas atentas à moda

Caras conhecidas atentas à moda

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

As tendências de maquilhagem, cabelo e unhas que vão marcar o verão

As tendências de maquilhagem, cabelo e unhas que vão marcar o verão

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

"Cozinhar é um bom descanso, depois do trabalho. Financeiramente, nem percebo como é que as pessoas aguentam tantas encomendas de fast food"