Luís Montenegro: Tudo sobre o homem por detrás do político! Estava ainda na escola primária quando disse pela primeira vez que queria dirigir o País. E nas eleições do passado domingo, dia 10 de março, a Aliança Democrática (coligação que lidera) conquistou a preferência dos portugueses. Aos 51 anos o sonho pode tornar-se real, caso seja indigitado por Marcelo Rebelo de Sousa, tornando-se então um dos principais rostos a governar o nosso país nos próximos tempos.
A mulher e os dois filhos
Tinha apenas 16 anos quando conheceu aquela que viria a ser a sua mulher e igualmente a mãe dos seus dois filhos. Aos 18 anos perdeu-se de amores por Carla Neto, mas só nove anos depois subiram ao altar. Questionado por Daniel Oliveira no programa “Alta Definição”, da SIC, não escondeu assim o que mais o fascinou na companheira. “Por um lado, a alegria e a forma genuína, muito amiga. Mais do que namorados, nós fomos amigos muito tempo. Mas talvez aquilo que mais me fascinou foi a solidariedade, a entreajuda que sempre senti por parte da minha mulher, quando éramos namorados e agora.”
Os dois momentos mais difíceis
“Tivemos duas fatalidades na nossa família, no nosso núcleo: o meu pai e o meu irmão. Partiram muito cedo”, contou dessa forma Luís Montenegro em entrevista a Cristina Ferreira e Cláudio Ramos no programa da TVI “Dois às 10”, não escondendo a emoção. Perder o pai (pelo agravamento de uma situação de saúde da qual já se encontrava a padecer) foi assim um duro golpe para o político. Henrique Esteves foi hospitalizado, contudo acabou por falecer a 28 de agosto de 2011. “Ainda me lembro exatamente: foi num domingo, à hora de jantar”, recordou tristemente numa entrevista na SIC. A partida precoce e inesperada do irmão deixou igualmente uma ferida no coração de Luís Montenegro.
PERFIL… de um futuro Primeiro-Ministro
Nome: Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves
Data de Nascimento: 16 de fevereiro de 1973 (51 anos)
Naturalidade: Porto
Signo: Aquário
Irmãos: Tem dois: Isabel e Henrique Luís, que faleceu precocemente e de forma inesperada.
Mulher: Carla Neto Montenegro, de 50 anos. Conheceram-se na praia e começaram a namorar com 18 anos (estão juntos há 34). Luís Montenegro tinha 27 anos quando subiu ao altar.
Filhos: Tem 2 rapazes: Hugo, de 22 anos, e Diogo, de 18, são frutos da relação com Carla Neto, com quem está junto há 34 anos (casou-se com 27 anos). Ambos os rapazes são alunos do curso de Gestão: o mais velho estuda no Porto e o mais novo em Lisboa.
Alcunha: Em criança os amigos começaram a chamar-lhe “Ervinha” (por causa da cor dos olhos e do físico mais rechonchudo) e a família chama-lhe “Filipinho”. Alguns amigos ainda o tratam por “Bilha”.
Futebol, gastronomia e medos
Habilitação literárias: Terminou o ensino secundário [na Escola Dr. Manuel Laranjeira) com média de 17,5. Licenciado em direito pela Universidade Católica Portuguesa, tem uma pós-graduação em Direito de Proteção de Dados Pessoais e um Programa Avançado em Gestão.
Primeiro emprego: Foi nadador-salvador com 16 anos na Praia de Espinho. Ganhava 75 contos e reclamou o aumento do seu ordenado e dos restantes colegas Chegou a salvar um jovem de morrer afogado.
Clube: Futebol Clube do Porto.
Deporto: Gostava de jogar futebol (começou aos 11 anos no Sporting Clube de Espinho e era ponta de lança). Também praticou ténis e voleibol de praia. Atualmente gosta de jogar golfe e padel com o filho mais velho, Hugo.
Pratos: É bom cozinheiro e aprendeu com o pai. Gosta de preparar galo de cabidela, sopa de peixe, bifinhos grelhados com molho e frango estufado.
Passatempos: Jogar sueca às cartas e ver Netflix.
Medo: Alturas. Mas já saltou de paraquedas a 4 mil metros.
Estilo: Apresenta-se na maior parte das vezes de fato escuro, o que lhe confere uma imagem de ligada aos negócios e de sucesso. Contudo, em ocasiões mais formais usa gravata (normalmente da cor azul tal como aconteceu na noite da vitória). Quando era mais novo gostava de estar de fato de treino. Em Felgueiras comprou um fato de treino verde que ainda tem guardado.
Momento insólito na campanha: Um ativista climático do movimento Fim ao Fóssil despejou-lhe uma lata de tinta verde pela cabeça. Tudo aconteceu na sua chegada à Bolsa de Turismo de Lisboa, no Parque das Nações. O ativista foi detido pelas autoridades.
Veja (em seguida) o álbum pessoal de momentos marcantes na vida de Luís Montenegro:
Isto, ou aquilo…?
SOU… “um homem poupado”
NÃO SOU… “maçon nem tenho nenhuma ligação à Maçonaria”
ESTOU… “preparado para tudo”
NÃO ESTOU… “habituado a decidir consoante o humor com que acordo”
QUERO… “os jovens cá porque são imprescindíveis para termos uma sociedade justa, uma sociedade produtiva, competitiva, que crie riqueza”
NÃO QUERO… “um país em que muita gente que trabalha chega ao fim do mês e tem menos dinheiro do que muita gente que não trabalha”
TENHO… “a imagem de ser muito certinho”
NÃO TENHO… “medo de nenhum debate com ninguém”