Há várias semanas que se especula sobre o estado de saúde de Betty Grafstein, mas Abel Dias, amigo da ainda mulher de José Castelo Branco há 40 anos, garante à TvMais que ela está bem: “É mentira que a Betty esteja nos cuidados paliativos. Está melhor do que estava antes de ir para Nova Iorque. Temos de ver que se trata de uma senhora com 95 anos e que sofreu de violência doméstica por parte do marido”.
O fotógrafo dos famosos conta que tem mantido contacto com o filho da amiga, Roger Basile, que em maio veio a Portugal para levar a mãe para os EUA (o que se concretizou a 4 de junho), e os dois até já conversaram sobre as notícias que dão conta de um agravamento do estado de saúde de Betty. “O Roger disse-me que, sobre os disparates de que se falam em Portugal, ele não tem que se pronunciar. Ele visita a mãe todos os dias na clínica, que é a mesma para onde o Zé [Castelo Branco] a costumava levar sempre que era necessário. Se antes era uma boa clínica, agora deixou de ser? É fácil de perceber quem anda a dizer as mentiras.”
A clínica onde está a socialite
Abel Dias defende que a antiga joalheira está na Mary Manning Walsh, assim se chama a unidade, por vontade própria. “Ela gosta de lá estar porque já conhece bem aquele local. Sente-se em segurança e a ser bem tratada. Não passa o tempo todo na cama, anda de um lado para o outro na sua cadeira de rodas, faz fisioterapia e tem o acompanhamento médico necessário.”
Tanto é assim que, segundo o fotógrafo, a amiga poderá ficar para sempre nesta clínica. “A Betty não pode sair e ir para casa porque precisa de cuidados médicos.” Abel Dias faz ainda questão de realçar que a sua amiga não foi abandonada na clínica norte-americana. “Essa notícia é completamente falsa! A Betty recebe cinco visitas diariamente porque não é permitido receber mais. Além do filho, os amigos também vão vê-la. Ela tem amizades de longa data e que fazem questão de a visitar com regularidade. Sempre foi muito bem relacionada”, frisa, fazendo questão de reafirmar: “O filho e os amigos estão com ela. Isso é verdade, assim como a clínica, que, mesmo não sendo de grande luxos, é cara”.
Sobre a fotografia em que Betty Grafstein surgia no quarto da clínica, Abel Dias explica: “Foi tirada por um amigo do Zé, quando o quarto ainda não tinha sido arrumado. Ela encontra-se num quarto premium. A Betty está bem e sem tanta maquilhagem, como o Zé gosta de a embonecar.”
Desde o dia 4 de junho que Betty Grafstein está internada na Mary Manning Walsh, em Manhattan, o bairro chique de Nova Iorque. Ela não está limitada ao quarto e pode circular por outras divisões, além de diariamente ir à sala da fisioterapia. Algumas imagens das instalações podem ser vistas no site da clínica.