Manuel Luís Goucha venceu o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na categoria Entretenimento, e num discurso emocionado, dedicou a vitória à mãe. Em primeiro lugar, reagiu: “Sensação incrível”. Na sequência, o apresentador da TVI prosseguiu com os agradecimentos.
“Muito obrigado à SIC, ao público que me acompanha e que me viu crescer desde há 40 anos”, disse. Na sequência, Goucha fez questão de elogiar os outros nomeados: César Mourão, Cláudio Ramos, João Baião e Vasco Palmeirim. “Parabéns aos nomeados, quatro companheiros que muito respeito profissionalmente. E em alguns casos em que os nossos caminhos se cruzaram”.
Então, Goucha falou sobre o marido, Rui Oliveira, que também é apresentador na CMTV. “Tenho que agradecer também ao meu companheiro de 25 anos de vida, o meu marido Rui. É ele que me aquieta, é ele que me desafia, e sobretudo é ele que me facilita a vida para que ue me dedidque, ao fim destes 40 anos, à esta paixão”, garante o apresentador.
Manuel Luís Goucha também deixou uma mensagem a todos os artistas. “Não deixem que o poder, seja ele qual for, não mais vos receie, enquanto agentes de mudança, de luta e de liberdade. Aliberdade não floresce no meio da ignorância”, disse.
Entretanto, o momento mais emotivo do discurso foi mesmo quando Manuel Luís Goucha dedicou o Globo de Ouro à mãe, que morreu há algumas semanas. “Permitam que eu dedique a alguém que talvez esteja algures em outra dimensão. Mamã, ganhei o Globo!” Recorde-se que esta é a terceira nomeação do apresentador, que acabou não levando o prémio para casa nas duas ocasiões anteriores. Veja também os detalhes do visual do apresentador na gala.