Sempre foi bastante preocupado com o físico e, desejando manter uma carreira na televisão, tinha grande consciência da importância da imagem. Chegar aos 50 anos com um corpo de sonho era uma dos grandes objetivos de Cláudio Ramos. A estrela da TVI – que assume não gostar de ir ao ginásio, mas obriga-se a fazê-lo – tem partilhado com os seus fiéis seguidores os resultados da silhueta que constrói há anos e conta em exclusivo à nossa publicação alguns dos seus principais segredos. “Para mim, é muito importante fazer exercício, porque trabalho com a imagem e sei que é essencial ir atenuando as marcas do tempo. A isso junta-se o facto de o exercício físico ser fundamental para a saúde de qualquer pessoa”, afirma o apresentador de “Dois às 10”, na TVI.
Ainda que com uma agenda profissional bastante preenchida, atividade física tem de fazer parte da sua rotina: “Sou muito disciplinado durante a semana”. Além do trabalho árduo para ter uns abdominais bem definidos, há uma série de cuidados nutricionais a ter em conta. E são vários os alimentos que não consome ou evita, como aqui lhe mostramos.
O anfitrião de “Dois às 10” é acompanhado desde janeiro de 2022 por Bernardo Galvão (ex-culturista, licenciado em exercício e bem-estar e fundador da BG Team). “Treinamos de forma flexível, dependendo da disponibilidade profissional do Cláudio. O treino é pensado e programado consoante os seus compromissos. Procuramos uma média de quatro treinos semanais, mas já aconteceu treinarmos todos os dias”, revela em exclusivo à TvMais o personal trainer, desvendando alguns segredos do plano de treino do apresentador e até as partes do corpo que ele gosta mais e menos de trabalhar.
“O corpo de verão é preparado no inverno”
Apesar da regularidade de exercício físico, a estrela da TVI nunca escondeu que não é o maior fã de trabalhar o corpo nem da rotina no ginásio. “O Cláudio não gosta de treinar, mas tem muita consciência dos benefícios que isso lhe traz. É difícil encontrar alguém que esteja sempre motivado para treinar, mas é preciso sabermos que cuidar do corpo traz-nos saúde, bem-estar e longevidade para podermos chegar aos 90 e tal anos, tal como outras pessoas que foram nossas alunas. É um investimento a longo prazo”, conta o treinador que adora motivar, melhorar e transformar a vida dos outros à sua volta. Mas não pense que conquistar uma silhueta de sonho é um processo rápido e sem esforço. “O corpo de verão é preparado no inverno. Enquanto uns estão no quente do sofá, outros estão a treinar”, assegura o especialista em exercício físico.
Saber equilibrar!
“Não bebo álcool e não fumo”, assegura o alentejano. Mas há caprichos dos quais não abdica, ainda que isso possa trazer algumas calorias a mais. “Um vício que realmente tenho, e que não quero deixar enquanto puder, é comer um litro de gelado ao domingo”, conta Cláudio Ramos. E há pequenos “truques” que ajudam a queimar os “quilinhos a mais”: o ex-apresentador de “Big Brother” é adepto de beber um copo de água com limão pelas manhãs, mas explica que tudo tem de ser feito com “peso e medida”. “Bebo semana sim, semana não, por causa da acidez no estômago. O importante é sabermos equilibrar.”
Poucas vezes recorre à ajuda de um nutricionista por já estar a par dos alimentos mais apropriados para o seu caso. “Já tenho uma grande noção do que posso ou não posso fazer. Mas faço sempre uma visita, pelo menos uma vez por ano, para verificar e acertar algumas coisas”, revela.
Nas redes sociais, são muitas as vezes que Cláudio Ramos faz subir a temperatura e, pelas fotografias que publica, recebe largos elogios, mesmo aos 50 anos. E com menos roupa… há mais trabalho! “Noto muitas diferenças, claro. Apesar de ter os mesmos cuidados o ano todo, tenho noção de que no verão exijo um pouco mais de mim nos treinos. E este ano ainda mais porque fiz 50.”