Para proteger a namorada, o russo apresenta a sua irmã como se fosse a sua noiva russa, deixando a bailarina desolada
Sem estar à espera, Sergei recebe a visita da irmã, Irina, e esconde-a na cave onde vive. O russo conta que está a ser procurado pelo mafioso que não denunciou na Rússia e pelos serviços secretos para quem trabalhou, pois querem que ele ajude a capturar o bandido. Sergei confessa à irmã ter medo que Anita reaja mal quando souber a verdade. A bailarina, por sua vez, conversa com Sofia e demonstra claramente que está perdidamente apaixonada por Serguei. Sem imaginar o que se está a passar, Anita arruma a cave onde o namorado vive e é apanhada de surpresa por Irina, que entra em casa nesse instante, sem se apresentar. Em vez de contar a verdade, Sergei diz a Anita que Irina é sua namorada, acabada de chegar da Rússia e que quer ficar com ela. Anita sente-se atraiçoada mais uma vez e vai embora lavada em lágrimas. Irina critica o irmão por ter mentido a Anita, mas ele justifica-se dizendo que está a fazer tudo para as proteger do mafioso russo que o persegue.
Maria desaparece
Triste por não poder ficar com o homem que ama, Maria vai à quinta e reconcilia-se com Gilda, dizendo à avó que não tem forças nem vontade de alimentar guerras. As duas abraçam-se emocionadas e a rapariga equaciona a hipótese de passar uma temporada fora de Portugal para reorganizar a sua vida. Estêvão chega nesse instante e implora à bailarina por mais uma oportunidade, mas ela deixa-o arrasado ao afirmar que está a fazer tudo para o esquecer.
Gilda confronta José
Ao ver José e Gilda juntos, Matilde conta à avó que viu aquele homem agredir Maria. A matriarca pergunta à bailarina se o que a prima contou é verdade e esta diz que sim. Ainda incrédula, a matriarca dos Mayer vai confrontar José, que muito aflito afirma que discutiu com Maria mas que não a agrediu e que Eduarda pode confirmar a sua versão. Mais uma vez, Gilda acredita na palavra daquele que julga ser seu filho.
Eduarda ameaça matar-se
Depois de mais uma vez garantir à madrinha que José nunca fez mal a ninguém e que é uma excelente pessoa, Eduarda tem um ataque de choro. Já em casa, sozinha com o marido, enche-se de coragem e grita-lhe que não tolera mais maus-tratos e que se ele não lhe devolver a sua vida ela se suicida. Mais, uma vez, adotando um discurso calmo e meigo, José consegue fazer com que a contabilista desista das suas intenções e se mantenha submissa.
Sofia leva a filha para casa
Muito emocionada, Sofia recebe a notícia de que a sua filha tem alta. Disposta a reconquistar Manuel, vai ter com ele e pergunta-lhe se ele não a quer acompanhar ao hospital para irem buscar a bebé. O agente da PJ diz que não a quer saber dela nem da criança. Sofia acaba por ir na companhia da sua mãe que lhe dá todo o apoio e a aconselha a ter paciência com o marido.
Aida quer divorciar-se
Enquanto Aida tenta a todo o custo avançar com os papeis para anular o seu casamento com Bilro, Ambrósio dá inicio aos preparativos para a filha casar pela igreja, A rapariga fica furiosa quando o pai lhe fala dos seus planos, mas o barbeiro ignora as suas palavras. Entretanto, completamente apaixonado por Aida faz de tudo para chamar a atenção da rapariga e até poemas lhe escreve.
Não perca!
Estêvão beija Maria e jura deixar tudo para ir atrás dela até ao fim do mundo, caso a bailarina escolha fugir do amor que sentem um pelo outro