
Finalmente chega o dia mais esperado do ano. Tomé, Aida e Betinha vão de férias para o Algarve. Desta vez, o casal aluga um apartamento em Portimão e todos esperam paz, sossego, alegria. Porém, o dono do café não fica nada satisfeito com a receção. Ele não gosta de ficar à espera da limpeza do espaço e, por ele, nem ficaria lá. Já no areal da praia do Alemão, Aida mostra-se bastante arreliada com o marido. “Ficavas aqui na areia, era?”, pergunta ela, furiosa. Ana Guiomar, a atriz que faz esta personagem, diverte-se com este casal sempre em discórdia. “Eles estão sempre a viver no limite! Não são problemas grandes, mas são problemas do quotidiano muito intensos”, afirma a atriz, contente por poder gravar estes dias num sítio novo, visto que, durante três semanas, vai estar com os colegas no Algarve. “Não são férias, mas é uma saída de estúdio que sabe sempre bem”, considera. Pedro Teixeira, o ator que dá vida a Tomé, tem a mesma opinião. “Sinto que é apanhar sol, férias não. É difícil trabalhar ao sol e não poder ir à água. Mas não me posso queixar do meu trabalho. E isto tira-nos do estúdio e dá para respirar outros ares!”, afirma. As saudades do pequeno Manel, o seu filho mais novo, e do resto da família é que vão ser muitas, mas aos fins de semana volta para casa. O que acontece, aliás, com toda a equipa da novela.

Um casal típico português
Ana Guiomar sente-se em casa neste contexto de férias no Algarve. A atriz costumava ir com o pai e a madrasta para Quarteira e os problemas que Tomé e Aida têm são os mesmos que eles enfrentavam. “O meu pai é isto. Ele identifica-se com o Tomé e acha muita graça”, conta a atriz. “Há casais que podem ser assim. Há coisas que disparatamos mais um bocadinho, mas é um casal típico português!”, observa Pedro Teixeira.

Férias de verdade
Há um ano que “Festa é Festa” está no ar e em breve atores e equipa técnica terão duas semanas de férias. “Vamos parar. Quero tirar uns dias com a minha família e estar com os meus amigos. Depois voltamos com a energia redobrada”, conta Teixeira. A trama dura (pelo menos) até setembro, altura da festa da TVI.