Santiago André tem apenas 11 anos, mas já brilha nos nossos ecrãs há muito tempo. Do seu curriculum já constam várias séries, filmes, programas e telenovelas. E o mais curiosos é que, apesar da tenra idade, ele já integrou o elenco de uma série internacional. Assim, conheça Santiago André, ele que passou de Miúdo da Madragoa a estrela de “House of the Dragon”.
Como tudo começou
A vontade de ser ator surgiu aos cinco anos. “Estava a assistir ao Rock in rio quando disse à minha mãe que, quando fosse crescido, queria atuar num palco. Ela olhou para mim e prometeu-me que me iria ajudar”, conta primeiramente à TeleNovelas. Em seguida, acrescenta: “Na escola tive a ajuda de uma colega, a Matita Ferreira, que é filha da Sofia Espírito Santo, era da minha turma e disse à mãe que me deveria agenciar na True Sparkle porque eu tinha jeito. Na verdade, a Sofia e a minha mãe já tinham conversado sobre mim”, lembra. Daí até aos dias de hoje, não mais parou.
Atualmente, brilha na pele do espevitado Pedro em “Queridos Papás”. “Ambos somos muito estudiosos, responsáveis e preocupados com a família”, orgulha-se Santiago. Embora seja ainda uma criança, ele já tem um método de trabalho. “Começo por ler os textos para compreender bem as cenas, depois memorizo-os. No décor, quando os atores me dão a contracena, eu reajo de acordo com as interações. Normalmente não levo nada planeado para ficar mais natural nas minhas interpretações”, afirma.
Nesta nova novela da TVI reencontra, curiosamente, a sua primeira mãe na ficção. “A Íris Cayatte foi a minha primeira ‘mãe’ na ficção, tinha eu seis anos, e foi incrível. até hoje, os nossos caminhos estão sempre cruzados”, admite. Hoje ela é a namorada do seu avô em “Queridos Papás”.
A verdade é que Santiago André já participou em vários projetos. E representar é aquilo que se imagina a fazer no futuro. Mas não só. “Quero ser ator, jogador de futebol e médico”, revela, orgulhoso.
Santiago André: de Miúdo da Madragoa a estrela de “House of the Dragon”
Mesmo sendo tão novinho, Santiago André já participou numa das séries de maior audiência do mundo. Em “House of The Dragon”, ele deu vida a um dos filhos da rainha Rhaenyra (Emma D’Arcy). “Foi uma experiência mágica, parecia que estava em Hollywood. A produção era enorme”, lembra, ele que ficou rendido à sua mãe da ficção e a Matt Smith (Daemon). “Eles foram todos muito simpáticos. Os atores, apesar de serem ‘estrelas internacionais’ conversaram muito comigo. Valeu-me ter aulas de inglês desde os dois anos”, ri-se. No futuro, gostava de fazer mais projetos para o estrangeiro.
De entre os diversos projetos que já integrou, este jovem talento destaca alguns deles. “’A Escola do Panda’, porque os atores eram crianças e somos amigos até hoje”. Em seguida, a série “Vanda”, da OPTO. “Foi uma série baseada em factos reais e adorei trabalhar com o Simão Cayatte. A Gabriela Barros fez de minha mãe e ensinou-me muito”, admite. Outro dos seus papéis mais marcantes é o de Miúdo da Madragoa em “Por do Sol”, da RTP1. “As gravações foram muito divertidas, a história é cómica e adorei fazer de miúdo da rua e de youtuber, o Manuel Pureza deixou-me ir mais além”.
Mais recentemente, destaca a série “Marco Paulo”, para a SIC. E por um motivo muito especial: “Além de representar também cantei… eu adoro cantar!”. Por fim, destaca o telefilme da OPTO “Na Porta ao Lado”. “Tratava a violência doméstica, foi muito marcante e difícil fazer aquela personagem”, atira.
A opinião dos pais
Ana Pinto de Sousa e Paulo André, os pais de Santiago, são os maiores apoiantes desta vida do filho. “A ideia de ter um filho no mundo artístico nunca fez parte do nosso imaginário enquanto pais, mas ao olharmos para trás, percebemos que levá-lo, desde bebé, a concertos para bebés, a teatros ou contar-lhe muitas histórias, despertou a alma de artista que lhe era intrínseca”, conta a mãe, que olha com orgulho para o percurso do filho.
“A cada projeto ele cresce sobretudo enquanto ser humano, porque vive e sente fora daquilo que é o seu ser. A par disto trabalhar em equipa fá-lo aprender a importância do trabalho cooperativo”, afirma. Fundamental é existir muita organização. “Só é possível com uma rotina bem organizada, este é um dos pontos em que, nós pais, damos o nosso maior apoio. Em conjunto com o Santiago, organizamos a semana de forma a que possa estudar diariamente tanto as matérias escolares, como os textos. Isto acaba por ser muito positivo porque não estuda para o momento do teste de avaliação, mas sim para a consolidação das aprendizagens que faz todos os dias na escola”, diz ainda Ana Pinto de Sousa.
Veja algumas imagens de Santiago André na nossa galeria
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!