Terminou mais um mês e a guerra de audiências continua ao rubro. Em Outubro, os dois principais canais aproximaram-se, mas o cenário mantém-se igual. Ainda que com ligeiras diferenças. Assim: a SIC lidera audiências há 57 meses e a TVI perde a liderança nas manhãs. O canal de Paço de Arcos fechou o mês com 14,9% de share, contra 14,6% da TVI e 10,8% da RTP1.
Pela primeira vez em 2023, o “Dois às 10” não agarrou a liderança que trazia desde janeiro. Ou seja, o programa matinal mais visto foi o “Casa Feliz”, da SIC. Curiosamente, no último mês de Maria Botelho Moniz ao lado de Cláudio Ramos antes de dar à luz. Em Novembro, Cristina Ferreira ocupará o seu lugar. Na rede social Instagram, Daniel Oliveira já falou sobre esta vitória. “Casa Feliz foi o programa mais visto das manhãs e a SIC é também líder no período da tarde”, destaca primeiramente. Mas, mesmo ganhando no período da tarde, o programa vespertino mais visto é “Goucha”, que continua líder frente à concorrência direta.
O diretor-geral da SIC faz questão de enumerar as vitórias da sua estação. “A SIC vence o mês, aumenta a audiência e é há 57 meses consecutivos a estação mais vista em Portugal”, afirma. O calcanhar de Aquiles da estação é, neste momento, o início do horário nobre, uma vez que “Papel Principal” continua a perder frente à concorrência.
A resposta da TVI
Apesar de não liderar mais um mês, a TVI volta a cantar vitória e a dar outro ponto de vista aos números. “O grupo de canais TVI (quatro canais) liderou novamente este mês, com 20,6% share, mais 1,7pp que o principal grupo concorrente”, refere primeiramente a estação de Cristina Ferreira. Em seguida, destaca os sucessos na ficção. “’Festa é Festa’ reafirmou-se como a novela mais vista pelos portugueses, ao conquistar 826 mil espectadores e um share de 18,8%. “Queridos Papás”, também líder, alcançou no seu horário 563 mil espectadores”, afiança. Em mês de estreia de “Morangos com Açúcar”, a TVI diz que “chegou, viu e venceu”, baseando-se apenas na audiência do primeiro capítulo. É que o segundo episódio perde um quarto da audiência, como o Holofote.pt lhe contou.
Ambas as estações fizeram ainda questão de enaltecer os resultados alcançados no Cabo. A TVI destaca a liderança da CNN Portugal. “Reforçou a condição de canal de informação preferido dos portugueses, liderando com 3,2% de share e alcançando um dos melhores resultados do ano”, pode ler-se. Em seguida, destaca ainda um aumento de 60% da audiência do TVI Reality face a Setembro.
Já o Grupo Impresa afiança que o conjunto dos seus canais temáticos terminou o mês de outubro com 4.0% de share, a subir 0.3 p.p. face a setembro e 0.6 p.p. face a outubro de 2022. Por fim, destaca ainda que a SIC Caras que terminou o mês com 0.4% de share, o melhor resultado de sempre do canal.
Ainda assim, os números não mentem. E a SIC lidera audiências há 57 meses num mês em que a TVI perde a liderança nas manhãs.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!