O Natal está mesmo a chegar a “Festa é Festa” e as emoções vão ficar mais uma vez ao rubro. Sobretudo em casa de Bino. É que Florinda vai convidar Lenita para a noite de Consoada. Assim, em “Festa é Festa” há bronca no primeiro Natal de Bininha.
Sentado à mesa, Bino come pastéis de bacalhau como se não houvesse amanhã. “Então a paparoca, nina? Estou cá com uma galga!”, atira, deixando Florinda irritada com a ansiedade do marido. Entre uma bela tábua de queijos e outras iguarias, o presidente repara num lugar a mais na mesa. “Um, dois, três, quatro, cinco… Com a Quina, somos quatro. O quinto prato é para quem? A Bininha este ano já come à mesa?”, questiona ele. Mas Carlos supõe que o lugar extra será para a madrinha da irmã. “Este ano, convidei uma pessoa para passar a Consoada connosco”, dá conta Florinda, deixando o presidente intrigado.
Lenita: a surpresa
Em seguida, a campainha toca e Bino tem uma surpresa das grandes! “Ora muito boa noite. E feliz Natal!”, diz Lenita ao entrar na sala. O pai de Carlos engasga-se ao perceber que a convidada é nada mais nada menos do que… a amante. “Estás melhor, pai?”, pergunta o primogénito do casal, tentando ajudar o progenitor. “É bem feita que é para não enfardares pastéis de bacalhau feito alarve, Bino”, destaca Florinda. “Assim ainda vais desta para melhor, ó presidente!”, brinca Lenita.
Em voz baixa, o amigo de Nando refila: “Ah pois vou, vou… com surpresas destas…!”. Em seguida, Lenita agradece o convite à rival e, entretanto, fica sozinha com o amante e o filho deste. “Ora essa, não tem nada de agradecer. O Natal é mesmo assim, partilha!”, diz Carlos. Nervoso, Bino gaba o gesto do filho e, tentando disfarçar o incómodo pela presença da dona da Toca, pergunta-lhe o que quer beber. Provocadora, Lenita aproveita uma altura em que está a sós com o presidente para o relembrar dos momentos que passaram juntos. “Quando estamos sozinhos os dois… as coisas às vezes descambam”, diz ela, levando-o a engolir em seco.
Bininha, a distração
Albino prepara um Bino’s Special e Lenita ri-se. Estão todos sentados à mesa quando chega Quina, que vai a correr pegar na afilhada. “Feliz Natal, feliz Natal a todos, mas primeiro a esta coisa boa da madrinha! Dá cá um beijo, minha rica filha, que este seja o primeiro Natal de muitos, muitos, muitos!”, diz a empregada de Corcovada antes de reparar em Lenita. A amiga de Florinda tenta perceber o que a empresária está ali a fazer e começa a fazer filmes, deitando um olhar reprovador ao presidente. Albino esclarece que foi a mulher quem fez o convite. “As ‘raposinhas’ foram todas passar o Natal à terra, e a Lenita passa cá com a gente”, justifica ela.
Em seguida, Albino tenta fazer um discurso. Mas está sempre a ser interrompido por Quina, que não está a achar piada nenhuma o facto de Lenita estar ali. “Pois, isto qualquer dia ela até pode vir morar cá para casa, já agora…!”, afirma, irritada. “E eu estou tão agradecida. A Quina nem imagina”, provoca a empresária.Na tentativa de acalmar os ânimos, Bino diz que está feliz por passar o Natal com as pessoas mais importantes da sua vida e espera que para o ano estejam todos juntos novamente.
Tudo acaba bem
Depois, percebe o que disse e tenta emendar, mas começa a meter os pés pelas mãos. “Acho que é melhor começarmos a comer…”, defende Carlos face às constantes bocas de Quina. “Vocês hoje estão aí numa pega…!”, destaca o amigo de Ana Carolina, pedindo ao pai e à madrinha da irmã para se controlarem: “Tinham logo de andar às turras hoje, no dia em que temos uma convidada”. “Não se incomodem comigo, eu até acho isto divertido”, conclui a empresária, satisfeita com a situação.
Veja as imagens da bronca no primeiro Natal de Bininha em “Festa é Festa” na nossa galeria
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!