Está a chegar o grande dia que promete ajudar a Aldeia da Bela Vida. Mas desengane-se se pensa que tudo vai correr bem. Como seria de esperar, serão muitos os percalços no dia do triplo enlace. Assim, em “Festa é Festa”: Bino recusa casar com Florinda e desmaia no altar.
Aida está em pânico porque está muito atrasada. Elisabete diz-lhe que não resolve nada entrar em pânico e que convém despachar-se. Enquanto isto, Tomé sai com Agostinho para deixar a noiva arranjar-se à vontade. Combinam encontrar-se no altar. Agostinho apressa Tomé e Elisabete apressa a mãe.
Florinda, por sua vez, não consegue parar de agradecer a Corcovada. Esta diz-lhe que também tem muito a agradecer-lhe, por todo o cuidado e carinho que lhe dá diariamente. Abraçam-se e emocionam-se. Corcovada diz que está na hora de beberem uma caipirinha. Florinda diz que não consegue beber tão cedo, mas a amiga convence-a de que a caipirinha ajuda a relaxar.
Já Fernando já está pronto para o casamento. Fábio aparece no seu fato, mas o pai nem diz nada, pois fica derretido ao ver o neto. Em seguida, Fernando diz que têm de ir andando, antes de que São comece aos berros e vai agarrar-se ao neto todo ternurento. São desmanchou o penteado e está muito desanimada com o vestido de noiva. Furiosa, garante que não gosta de nada daquilo e começa a retirar a maquilhagem. Vuitton enche-se de paciência para tentar perceber do que é que ela não gosta exatamente e lembra-a de que escolheu tudo ao pormenor e com muito amor.
A hora mais esperada
Enquanto isto, o Padre, Celeste e Peixoto ultimam os preparativos para os casamentos. O pároco fica muito enervado ao ver o tamanho do púlpito e questiona Peixoto sobre o mesmo, lembrando-o de que são seis noivos em vez de dois. Mas Peixoto brinca dizendo que ainda algum pode fugir, só ninguém acha piada. O Padre pergunta-lhe pela pia batismal e Peixoto fica aflito.
Já Glória e Ivone estão prontas para os casamentos e apressam Camila, mas esta diz que não vai. Ivone acusa-a de ser irresponsável por ter dito que ia e ter mudado de ideias. Para além disso, ainda sugere que a sobrinha devia ir para ver se apanha o ramo e desencalha. Glória acha que a filha deve ir, porque vão lá estar todos os seus amigos e vai ser divertido. Camila lá vai arranjar-se.
Instantes depois, Aida já está vestida de noiva e Elisabete emociona-se ao vê-la. Elisabete acaba de compor a mãe e dá-lhe uma coisa sua, para levar algo emprestado. As duas abraçam-se emocionadas. Elisabete apressa a mãe, mas Aida diz que a noiva deve chegar atrasada e prolonga aquele abraço. Os convidados começam a chegar. Há um púlpito maior no altar. Os noivos já estão por ali, muito nervosos e Tomé tem medo de que as noivas não apareçam. Agostinho e António tentam acalmá-lo, mas Agostinho mete os pés pelas mãos.
A chegada das noivas
Em seguida, Fernando acha que São não o abandonaria e Albino parece meio distante. João Maria reclama por Carlos não estar presente num dia em que há tanto para fazer. Manel lembra que Carlos é filho de um dos noivos e por isso Corcovada dispensou-o. Além disso João Maria não é patrão dele, por isso não tem de opinar sobre as tarefas dele. Corcovada aparece com Florinda e ficam todos deslumbrados ao vê-la. Florinda está muito feliz. Enquanto isto, Fernando percebe que Bino está com um ar apreensivo e pergunta-lhe o que se passa. Tomé aproveita logo para picarn o rival e comenta que ele está com medo de que Florinda não apareça. O pai de Elisabete acha que era o melhor que ela fazia, mas surpreendentemente, Albino não diz nada e afasta-se para ir buscar um copo de água. Ficam todos muito preocupados.
As noivas chegam e todos reagem à sua chegada. Ficam todos encantados com o que veem, uns mais do que outros. Alguns emocionam-se. Aurélio diz que sonha com o dia em que verá Quina vestida de noiva. Bino continua com um ar apreensivo e Carlos repara. Manuela, muito azafamada e stressada, vai dando sacos a Jorge para levarem para o casamento. Jorge quer saber o que está nos sacos, mas Manuela diz-lhe para se limitar a ajudá-la e apressa-o, pois não pode perder a oportunidade de apanhar o ramo.
Florinda em pânico
Por fim, as noivas fazem o seu trajeto até aos noivos e vão acenando aos convidados. Tomé emociona-se e diz a Aida que por ele casavam todos os anos. Fernando diz que São está um arraso como sempre. Bino, não sabendo muito bem o que dizer, imita os amigos. Florinda estranha, mas Aida e São dizem-lhe para não ligar. O Padre dá início à cerimónia. Quando pergunta aos noivos se aceitam casar de livre e espontânea vontade e todos vão respondendo que sim com muito entusiasmo. Até que chega a vez de Bino e ele sua de tão nervoso que está. Carlos pressente o pior. Bino hesita na resposta e Florinda perde o sorriso. Para choque de todos, ele diz que não aceita casar. Em seguida, comenta que se está a sentir mal e desmaia. Ficam todos em pânico e tentam acordá-lo, mas o Padre pede para que se afastem e o deixem respirar.
Veja as imagens das cenas em que Bino recusa casar com Florinda e desmaia no altar na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Festa é Festa” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!