Na tarde desta terça-feira, 9 de julho, Afonso Pimentel esteve no programa “Júlia”, na SIC, para falar sobre o possível regresso de Manuel a “Senhora do Mar”. O ator já terminou as gravações da segunda temporada de “Rabo de Peixe”, que decorreram na Ilha de São Miguel, nos Açores, e, agora, poderá dedicar-se novamente à novela. Isso porque, afinal, o canal foi obrigado a mudar o final da história.
“Está haver uma reação muito engraçada. Eu já tinha tido algumas personagens assim que tinham sucitado interesse por parte do público, mas nada como isto”, revela, em primeiro lugar, o ator. “As narrativas neste momento já não são tão previsíveis”, afirma, explicando o interesse dos telespetadores por esta história. Afonso Pimentel conta ainda que um dos desafios de construir esta personagem foi que “o bonzinho corre o risco de ser desinteressante. Tive muito receio disso”, assume.
Sobre a química entre Manuel e Joana na novela, Afonso confessa que não sentia tanta ligação no início. “Tivemos uma luta muito grande para reverter a proximidade que tínhamos”, afirmou, já que o ator é um grande amigo de Sofia Ribeiro há muitos anos. “Trabalhámos bastante num período em que a Sofia não esteve muito fixe e acho que a ligação ficou daí”.
Então Júlia Pinheiro chega ao tema da morte de Manuel: “Isto é um mistério, não é?” Foi quando o ator respondeu apenas: “É e continuará a ser”. Depois, Afonso Pimentel destaca que o regresso de Manuel não está descartado. “Aquilo que posso dizer é que este projeto foi cozinhado e escrito de forma a podermos tomar vários caminhos.” Então o ator assume: “Há pelo menos dois ou três hipóteses de finais gravados”.
“Eu não sei o que vai acontecer”, diz ainda o ator, que ainda afirma que não sabe qual final que gostaria para a personagem. “Às vezes não sei se gosto mais da alegria ou da saudade. Há saudades mais bonitas do que alegrias”.
SIC obrigada a mudar o final
Afonso Pimentel volta aos ecrãs numa altura em que já se sabe que a SIC mudou o final da novela. Com apenas uma semana de gravações da trama pela frente – a rodagem terminou na sexta-feira, 28 de junho –,a equipa da novela lutava contra o tempo. E, segundo o diretor de Programas, algo teria de ser feito. É que, primeiramente, e longe imaginar a onda de indignação que este desfecho viria a provocar, a previsão era a de que o herói tivesse mesmo perdido a vida. Mas isso não significaria que deixasse a trama por completo. Pelo contrário. “Estava desde logo previsto que ele surgisse em várias cenas em sonhos de diferentes personagens. Era uma forma de se manter o mistério da novela”, explica uma fonte ligada ao canal.
De acordo com o derradeiro final, a que a TvMais teve acesso, Manuel está mesmo morto e, na última cena, surgirá no topo de uma montanha a pedir a Joana que siga com a sua vida ao lado de quem a fizer feliz. Ou seja, referindo-se ao padre Pinheiro, que entretanto se apaixonará por ela. Mas, agora, esse poderá não ser o derradeiro final. Saiba qual será a alternativa, em exclusivo na edição desta semana da revista TvMais, já à venda nas bancas e disponível ainda em formato digital