
Após o guarda-costas pedir Mariana em casamento, agora, em “A Protegida”, Mónica conta a Gonçalo que dormiu com JD.
Primeiramente, Aruna acha que a música pode fazer despertar em Gonçalo alguma emoção e pergunta-lhe que músicas ouvia quando era adolescente. Nesse momento, Mónica aparece e pergunta a Gonçalo se podem conversar.
A jovem finge-se envergonhada pelo que tem para contar ao irmão e diz que tem medo que ele passe a olhar para ela de outra forma. Mónica conta a Gonçalo que a noite de aniversário deles não acabou bem como ela tinha imaginado, pois JD quis ir para o Flores de Papel, beberam demasiado e acabaram por fazer amor. O rapaz fica em choque.
Pouco depois, Mónica finge-se muito envergonhada. Gonçalo, apesar de não ter grandes emoções desde o coma, está perplexo com esta história. Ele já tinha ouvido falar de qualquer coisa, mas JD garantiu que era mentira e que tinha sido uma invenção da tal rapariga.
Já Mónica pergunta a Gonçalo se duvida dela. Ele fica confuso e liga a JD para esclarecer a história. Mónica sorri. Está a correr como ela queria. Gonçalo confronta JD com o que Mónica lhe contou e ele fica nervoso por Mónica andar a espalhar a história. No entanto, JD garante que sempre amou Mariana e nunca faria nada para perdê-la. Além disso Mónica é sua irmã e nunca olhou para ela dessa forma.
Gonçalo fica muito confuso. O guarda-costas chama Mónica para esclarecer aquilo e JD confronta Mónica com o que disse e com o que realmente se passou naquela noite. A vilã continua a dizer que fizeram sexo, mas JD garante que não, pois nunca teria nada com Mónica e ela sabe disso. JD pede a Mónica para contar a Gonçalo que está obcecada por ele e disse estar disposta a matar Mariana. Gonçalo fica muito confuso, mas opta por ficar do lado de Mónica.