Após Teresinha ser encontrada inconsciente, a herdeira perde a cabeça e, em “A Herança”, Sofia espanca Pilar. Veja a galeria de imagens para saber como acontece o episódio de violência.
Primeiramente, Pilar tenta agir naturalmente quanto à notícia da fuga de gás, mas Simão observa-a. Bernardo fica aflito sobre o estado de Teresinha. Simão vai até à cozinha e abre a gaveta onde a mulher esteve a remexer na noite passada, encontra a chave da casa Andorinha e fica apreensivo com a possibilidade de Pilar estar envolvida no que aconteceu.
Pouco depois, Teresinha está em coma, na cama hospitalar. A doutora revela a Sofia que não sabe responder com certeza se Teresinha acordará. Avisa-a que terão de esperar para ver como reage ao tratamento. A mãe de Beatriz culpa-se por não ter deixado a afilhada dormir fora de casa e desaba a chorar nos braços de Vicente.
Pouco depois, Gonçalo inspeciona a cozinha de Sofia, com um funcionário da empresa de gás, e confirma que não há anomalias. Beatriz e o equitador suspeitam do envolvimento de Pilar face ao despedimento. Sofia entra em casa a tempo de ouvir o palpite e tenta convencer-se que Pilar não faria tal coisa.
Em “A Herança”: Sofia espanca Pilar
Algum tempo depois, Simão confronta a vilã sobre a fuga de gás. A esposa nega as acusações, mesmo com Simão a garantir que a viu ir à cozinha e remexer na chave. O dono do ginásio enfurece-se e bate na mesa tentando provocar uma reação em Pilar. Ela faz-lhe frente e garante que não é nenhuma assassina.
Nesse momento, Sofia entra na casa principal, numa postura decidida, à procura de Pilar. Simão avisa-a que a mulher está no quarto e Sofia sobe, sem hesitação. Brígida segue atrás dela, preocupada, e tenta impedi-la de entrar no quarto da filha.
Sofia exige saber se foi Pilar quem provocou a fuga de gás. A irmã nega e diz que nem tudo o que é negativo na sua vida é culpa dela. Insinua que possa ter sido Beatriz e Sofia nem a deixa terminar a frase, dando-lhe um estalo. Pilar pega no telemóvel, para chamar a polícia, mas Sofia atira a irmã para a cama e continua a esbofeteá-la. Por fim, Pilar grita e não tem força suficiente para se defender.