
Após Julieta empurrar Helena de um varandim, agora, em “A Promessa”, Tomás e Camila ficam chocados com estado da mãe.
Primeiramente, Olga encontra-se com a guarda Julieta e dá-lhe o resto do dinheiro. A mulher diz que a queda de Helena foi muito grave e duvida que ela se safe.
Pouco depois, no hospital, Camila, Tomás e Miguel acabam de chegar e querem saber como está Helena. Duarte diz-lhes que, caso sobreviva, ficará paraplégica. O choque é geral.
Uns dias depois
Helena está deitada na cama, apática e de olhar vazio. A enfermeira Marta tenta convencê-la a usar a cadeira de rodas, mas a vilã não reage. Duarte fica muito frustrado.
Já Olga diz ao irmão que acha que deviam pedir uma segunda opinião relativamente ao estado de Helena. Miguel pergunta se acha possível que a tia se tenha tentado matar e Olga aproveita para o manipular.
Pouco depois, Laura explica a Tomás que Helena vai ter de voltar para a prisão, quando tiver alta hospitalar. Camila quer impedir que a mãe regresse à cadeia e diz que fará de tudo para impedir que tal aconteça. Tomás não consegue esquecer que a mãe matou o pai.
Por fim, no hospital, Helena acorda agitada, depois de ter pesadelos com Tomás e com a prisão. Camila tenta perceber o que se passa, mas a mãe não reage. A jovem sente-se só e começa a chorar.