Depois de levar um tiro, Vanda foi operada de urgência à cabeça. O seu estado de saúde impõe alguns cuidados, mas este logo aproveita o momento para se fazer de vítima. Ou seja, vai fingir que não conhece ninguém e que perdeu a memória. E se consegue enganar Beni e Olavo, tal não acontece com a maior rival. Assim, em “Sangue Oculto”: Teresa acusa Vanda de fingir estar amnésica.
Benedita e César estão no quarto a observar Vanda, quando esta aperta a mão da filha e abre finalmente os olhos: “Mãe! Sou eu… eu estou aqui. Está tudo bem, tu estás bem. Estamos no hospital”, tranquiliza a jovem. Mas, para sua surpresa, a vilã pergunta-lhe quem é. Instantes depois, no corredor, César revela a Olavo e a Teresa o que acabou de acontecer. E se o diplomata se mostra em choque, a namorada nem por isso. “E vocês acreditam mesmo nisso? É óbvio que isto é mais um truque dela Isto é a Vanda a aproveitar-se da situação para fazer o jogo dela. Perdeu-te a ti, perdeu a Beni, agora quer que tenham pena dela…”, desabafa, ela que não tem dúvidas de que a rival vai tirar vantagens de tudo isto.
“A Vanda que conhecem não é a que acordou”
Enquanto isto, no quarto, Beni fala com Vanda, que continua a mostrar-se confusa. Conversam e ela nem a reconhece como filha, fingindo acreditar que está em 1992. A irmã de Júlia desespera. Já César conta a Teresa e Olavo o que o diagnóstico médico: “O estado de saúde da Vanda é complicado. De acordo com o diagnóstico do neurologista, ela apresenta um quadro de amnésia retrógrada. Não se lembra dos eventos dos últimos anos. No entanto, é capaz de formar novas memórias. A Vanda que vocês conhecem, não é a que acordou agora. E é complicado confrontá-la com o seu verdadeiro eu, para já”.
Mas, a mãe das gémeas continua sem aceitar aquela situação: “Eu não acredito numa palavra. Que conveniente, não? Perder a memória quando está a perder o controlo de tudo, sem marido, sem a filha que roubou, com a polícia a pisar-lhe os calcanhares! A Vanda perdeu as relações familiares. E acredito que, neste momento, se esteja nas tintas para o trabalho. Ela é muito esperta. Engana toda a gente… Pois não me engana a mim”, grita, saindo disparada para o corredor.
“Queres que te refresque a memória?”
Em seguida, entra no quarto, com Olavo logo atrás de si. E vai direta à rival: “Queres que eu te refresque a memória, sua mentirosa?! Perdeste tudo, não foi? Estás encostada à parede, sem teres para onde ir e jogas a última cartada. Não finjas que não conheces a mulher a quem roubaste uma filha. A mulher que mandaste espancar há dias, porque não aguentas que o Olavo tenha ficado comigo!”, atira.
Vanda finge-se assustada e nega todas aquelas acusações. “Não pode ser… O que é que se está a passar? Essa voz… Olavo? Eu pedi à outra doutora para te chamarem… Tu também estás mais velho, então deve ser verdade…”, atira, enquanto Teresa lhe ordena que largue o namorado. “Para de ser sonsa e fingida! Não vais ganhar nada com esta farsa, toda a gente sabe quem tu és, até a Benedita!”, grita. Nesse instante, surge César que pede que deixem a doente sozinha e lhe dá um sedativo.
Veja as imagens das cenas em que Teresa acusa Vanda de fingir estar amnésica na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Sangue Oculto” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!